Seu portal de Notícias

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Carro de som causa transtorno em Lagoa do Itaenga


Hoje (28) em Lagoa do Itaenga a escola estadual Tristão Ferreira Bessa ta passando por uma situação crítica, os alunos reclamam muito. Já que a escola fica na PE 50, os carros, bicicletas, motos de som passa a maior altura.

Os professores tem que parar com á sua aula para que o carro de som possa passar a lei eleitoral fala muito bem.
O Blog Lagoa do Itaenga in foco foi saber se essa informação é verídica, perguntamos ao gestor da escola ele explico que estão cientes do problema mais eles “OS MOTORISTAS” não respeitam a escola.

Á lei é bem clara quando fala no seu Artigo 39 da lei eleitoral de número (5.904/1997)
“Art. 39. A realização de qualquer ato de propaganda partidária ou eleitoral, em recinto aberto ou fechado, não depende de licença da polícia. [...]§ 3° O funcionamento de alto-falantes ou amplificadores de som, ressalvada a hipótese contemplada no parágrafo seguinte, somente é permitido entre as oito e as vinte e duas horas,sendo vedados a instalação e o uso daqueles equipamentos em distância inferior a duzentos metros:
I – das sedes dos Poderes Executivo e Legislativo da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, das sedes dos Tribunais Judiciais, e dos quartéis e outros estabelecimentos militares;
II – dos hospitais e casas de saúde;
III – das escolas, bibliotecas públicas, igrejas e teatros, quando em funcionamento.

Será que a GRE Vale do Capibaribe tá ciente do acontecimento, sempre a escola sofreu acho que essas pessoas que passar com os veículos com falantes, na frente da escola tem que ter uma ideia do que estar fazendo ainda mais á escola é uma repartição publica infelizmente em Lagoa do Itaenga á lei não é seguida.

Acho que com placas de aviso com fiscalização pode ser resolvido o problema e não é só à escola Tristão Bessa não o hospital a prefeitura entre outros órgãos públicos.

Esperamos que as autoridades se manifestem com o acontecido que faz muito tempo.

Fonte: Redação BLOG LAGOA DE ITAENGA IN FOCO.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Mulher é presa acusada de matar filho recém-nascido em Feira Nova


Um crime bárbaro chocou a cidade de Feira Nova, no Agreste de Pernambuco. Uma mulher foi presa acusada de matar o próprio filho recém-nascido. Segundo a Polícia Civil, Rosenilda Maria da Silva, 22 anos, estava grávida de nove meses e na última segunda-feira (25) provocou o aborto da criança com socos na barriga. Quando deu a luz a criança, ela ainda teria cortado a bochecha do bebê. Após verificar que o filho estava morto, Rosenilda teria colocado o corpo da criança em um balde, no banheiro da casa onde mora.
Nesta quarta-feira (27), o corpo do bebê foi encaminhado ao IML de Caruaru, também no Agreste e foi constatado que o bebê estava com traumatismo craniano. Rosenilda estava internada em um hospital da cidade e recebeu alta nesta quarta. Ela foi levada para a delegacia de Feira Nova para ser ouvida e em seguida ser encaminhada para a Colônia Penal Feminina Bom Pastor no Recife. Rosenilda pode cumprir pena de dois a seis anos por infanticídio.
Do NE10.

Lagoa de Itaenga, Carpina, Paudalho e Tracunhaém vão ficar sem abastecimento de água


Os moradores das cidades de Lagoa de Itaenga, Carpina, Paudalho e Tracunháem, na Mata norte, de PE, devem ficar atentos.
A partir das 00:00 horas da próxima sexta-feira dia 01 o abastecimento de água será interrompido nestas cidades. Nas Cidades de  Carpina e Lagoa do Itaenga, apenas uma parte será afetada.

O motivo, segundo a Compesa, é que a elevatória que fica na cidade de Paudalho, precisa passar por manutenção. O abastecimento será retomado ás 16:00 da Sexta feira dia 01, Normalmente.

Situação complicada na Rede Pública Municipal de Ensino de Lagoa de Itaenga.

         


A situação realmente está difícil na Rede Municipal de Ensino do município com a  falta de professores no quadro a falta de merenda escolar e ventilação  em algumas salas de Aula preocupa a população do município.

Em entrevista a rádio Itaenga FM um aluno do Colégio municipal João Viera Bezerra que é o Maior colégio da Cidade, relatou e pediu encarecidamente que a situação seja resolvida logo.

A população de Lagoa de Itaenga sabe que existe as dificuldades, mais tem coisas que não pode esperar pois os alunos estão sendo prejudicados nesse historia.

Não só nós do Blog Lagoa de Itaenga INFoco como toda População do município esperamos que isso se resolva pois acreditamos na capacidade do prefeito, tanto que o povo depositou toda sua confiança nele.
 

Listão do Vestibular 2013 da UFPE sai nesta quarta-feira



O listão com os nomes dos classificados no Vestibular 2013 da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) será divulgado nesta quarta-feira (27), às 15h, na sede da Comissão de Vestibular (Covest), no Derby, área central do Recife, assim como nos sites da Covest e da UFPE.

Antes, às 14h, serão divulgados os nomes dos três primeiros colocados na classificação geral e o primeiro lugar de cada grupo.

Para o Vestibular 2013 da UFPE, a Covest registrou 42.093 inscrições, porém a abstenção chegou a 18%. A UFPE está com 6.501 vagas abertas, das quais 1.083 são reservadas aos 18.035 estudantes que concorrem pelas regras na nova Lei de Cotas.

Este ano o curso mais concorrido foi o de medicina, com a proporção de 35,3 candidatos para cada vaga. Logo depois vem engenharia civil do campus de Caruaru (19,3) e direito (16,8).
CALENDÁRIO - O resultado do vestibular demorou a sair este ano porque a greve nacional dos servidores das universidades federais, no segundo semestre de 2012, atrapalhou o calendário acadêmico. Outro motivo que levou a Covest a agir com mais cautela foi a inclusão do sistema de cotas.
Do NE10.

Alepe aprova criação de fundo

         

O projeto de lei que institui o Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM) – orçado em R$ 228 milhões – foi aprovado em caratér de urgência, por unanimidade, ontem, na Assembleia Legislativa. Anunciado na útima quinta-feria pelo governador Eduardo Campos (PSB) durante o seminário Juntos por Pernambuco, o FEM servirá para ajudar, principalmente, os municípios que estão com a conta no vermelho e, por isso, não podem investir em Infraestrutura Urbana, Educação, Saúde, Sustentabilidade e Meio Ambiente (áreas restritas à aplicação do recurso). “É fundamental que essa verba chegue o mais rápido possível aos municípios que estão aí, passando por dificuldades. Essa medida desburocratiza a transferência de
recursos. E mesmo com a urgência nós discutimos entre todas as comissões que deram o parecer positivo”, declarou o líder do governo Waldermar Borges (PSB).
Apesar da marcação cerrada com o Governo do Estado, não houve resistência por parte da bancada da oposição. De acordo com o líder dos opositores, o deputado Daniel Coelho (PSDB), todo o grupo se mobilizou para aprovar o projeto de lei em 24 horas. “Nos enxergamos como positiva a aprovação desse Fundo de Apoio, tanto que concordamos em agilizar os pareceres. Mas ele por si só não resolve o essencial, pois está vinculado à novas obras”, declarou Coelho.
No Recife, o prefeito Geraldo Julio encaminhou à Câmara de Vereadores ontem o Projeto de Lei que trata da criação de um Fundo Municipal, para receber o aporte de R$ 26 milhões, prometido pelo Governo, para investimentos em ações no Recife. A Capital pernambucana aplicará os recursos em obras nas áreas de segurança, saúde e mobilidade.
Folha de PE.

Clube do Profissional dá curso gratuito



O Clube do Profissional, da Ferreira Costa, está oferecendo cursos profissionalizantes gratuitos na área de elétrica para profissionais da construção civil, que acontece nesta quarta (27) e quinta-feira (28). Para participar, é preciso comprovar que trabalha ou estuda na área da construção civil e realizar o cadastro na loja. As vagas são limitadas, e a inscrição pode ser feita no local.
Os cursos abordarão temas como Proteção contra sobrecorrentes, contra choque em instalações prediais e proteção contra os efeitos dos surtos de tensão em instalação prediais. As aulas acontecem das 17h30 às 19h30, na loja do bairro da Imbiribeira, no Recife.
Serviço:
Clube do Profissional Ferreira Costa
Data: 27 e 28 de fevereiro, das 17h30 às 19h30.
Local: Home Center Ferreira Costa, na avenida Mascarenhas de Moraes, 2967, Imbiribeira, Recife.
Fone: (81) 3338-8333.
Folha de PE

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Acidente deixa um motociclista ferido na PE-60

       

Um homem ficou ferido no fim da tarde desta terça-feira (26) em um acidente na PE-60, na entrada de Porto de Galinhas.
De acordo com informações do Batalhão da Polícia Rodoviária Estadual, o motociclista Marcio Francisco dos Santos, 35 anos, estava em uma moto, de placa PFP -7566, vindo do distrito de Camela, em Ipojuca, quando colidiu lateralmente com um micro ônibus, de placa KLW -6524.
O motociclista fraturou a perna e o maxilar e foi encaminhado para o Hospital Dom Helder Câmara (HDH). Nenhum passageiro que estava no micro ônibus ficou ferido. O trânsito ficou lento no local,mas já flui sem retenções.
Do NE10.

Cobertura da Arena Pernambuco está concluída.

   

Nesta terça-feira, mais uma etapa da construção da Arena Pernambuco foi concluída. Trata-se da cobertura. São 20 mil m², divididos em 22 módulos, que foram montados sobre 68 pilares metálicos apoiados na estrutura de concreto. O estádio localizado em São Lourenço da Mata está 90,10% pronto.
A cobertura da Arena Pernambuco possui uma estrutura metálica especial com nós esféricos que proporciona uma maior eficiênica na montagem. Parte da coberta é de estrutura metálica com pele de vidro, que favorece passagem de raios solares.
O primeiro içamento ocorreu há quatro meses.  Os módulos  foram pré-montados no solo e içados prontos, com o auxílio de um guindaste com capacidade para 400 toneladas, com uma duração média de 45 minutos para cada módulo.

A cobertura ainda capta água da chuva para o reuso na própria arena. É a maior área de captação de água pluvial da obra.

Do NE10.

Zona da Mata recebe curso de formação audiovisual



No próximo sábado (2), para resolver a ansiedade de 25 alunos de audiovisual da Zona da Mata pernambucana, começa o primeiro curso do Núcleo de Produção Engenho Digital (NPED). Coordenado por Caio Dornelas, a seleção dos alunos – que inclui moradores dos municípios de Vicência, Paudalho, Carpina, Nazaré da Mata, Goiana, Condado, Buenos Aires e Timbaúba – aconteceu no final de 2012 durante a 2ª Mostra Canavial de Cinema. A ação irá reuni-los até maio no Engenho Poço Cumprido, em Vicência, para aprender a fazer cinema com Marcelo Pedroso, Camilo Soares e Alan Oliveira, entre outros.
Dividida em três momentos, o curso inicia com o que Dornelas chama de “Formação do Olhar”. “Administrado por Pedroso, o primeiro contato dos alunos será com filmes que eles irão receber, levar para casa para depois trazer reflexões sobre aspectos técnicos como o som, o roteiro, a fotografia. Num segundo momento, acontecem seis módulos, divididos em roteiro, ministrado por Alan Oliveira (do filme “Di Melo: O Imorrível”); direção, por Mykaela Plotkin; fotografia, por Camilo Soares; som, por Nicolau Amorim; produção de set, por Rose Lima; e edição por Paulo Sano, do coletivo Asterisco. Serão 21 encontros.
No terceiro momento, os alunos irão vivenciar a experiência de estar num set de filmagens. “Eles estão bastante ansiosos e imagino que algumas coisas bastante interessantes possam sair daí. Com isso, a gente quer desviar um pouco a atenção para a produção audiovisual da Região Metropolitana do Recife para o interior”, comenta o coordenador.
Mesmo confiante no resultado do curso, Dornelas reforça que o foco aqui está mais concentrado na formação que no resultado. “Para a produção dos filmes” explica, “definimos a linguagem do documentário como prioritária para as obras que vão derivar do curso. Todas estas cidades passam por momentos de transformações sociais, e a produção de documentários nesse momento surge como um importante exercício de registro histórico”, contextualiza.
Sobre os alunos, ele destaca que 50% estão na faixa etária entre 20 e 25 anos, 30% entre os 16 e 19 anos e o restante acima dos 25. “Há ainda um senhor com mais de 60 anos que foi aceito no grupo por sua carta de intenções que nos comoveu. Ele disse que sempre fez filmes em VHS e os lançava na sala de estar das casas de seus amigos e vizinhos. Com tanto entusiasmo, ele não podia ser desconsiderado”, finaliza Dornelas.
Da Folha de PE.
o próximo sábado (2), para resolver a ansiedade de 25 alunos de audiovisual da Zona da Mata pernambucana, começa o primeiro curso do Núcleo de Produção Engenho Digital (NPED). Coordenado por Caio Dornelas, a seleção dos alunos – que inclui moradores dos municípios de Vicência, Paudalho, Carpina, Nazaré da Mata, Goiana, Condado, Buenos Aires e Timbaúba – aconteceu no final de 2012 durante a 2ª Mostra Canavial de Cinema. A ação irá reuni-los até maio no Engenho Poço Cumprido, em Vicência, para aprender a fazer cinema com Marcelo Pedroso, Camilo Soares e Alan Oliveira, entre outros.
Dividida em três momentos, o curso inicia com o que Dornelas chama de “Formação do Olhar”. “Administrado por Pedroso, o primeiro contato dos alunos será com filmes que eles irão receber, levar para casa para depois trazer reflexões sobre aspectos técnicos como o som, o roteiro, a fotografia. Num segundo momento, acontecem seis módulos, divididos em roteiro, ministrado por Alan Oliveira (do filme “Di Melo: O Imorrível”); direção, por Mykaela Plotkin; fotografia, por Camilo Soares; som, por Nicolau Amorim; produção de set, por Rose Lima; e edição por Paulo Sano, do coletivo Asterisco. Serão 21 encontros.
No terceiro momento, os alunos irão vivenciar a experiência de estar num set de filmagens. “Eles estão bastante ansiosos e imagino que algumas coisas bastante interessantes possam sair daí. Com isso, a gente quer desviar um pouco a atenção para a produção audiovisual da Região Metropolitana do Recife para o interior”, comenta o coordenador.
Mesmo confiante no resultado do curso, Dornelas reforça que o foco aqui está mais concentrado na formação que no resultado. “Para a produção dos filmes” explica, “definimos a linguagem do documentário como prioritária para as obras que vão derivar do curso. Todas estas cidades passam por momentos de transformações sociais, e a produção de documentários nesse momento surge como um importante exercício de registro histórico”, contextualiza.
Sobre os alunos, ele destaca que 50% estão na faixa etária entre 20 e 25 anos, 30% entre os 16 e 19 anos e o restante acima dos 25. “Há ainda um senhor com mais de 60 anos que foi aceito no grupo por sua carta de intenções que nos comoveu. Ele disse que sempre fez filmes em VHS e os lançava na sala de estar das casas de seus amigos e vizinhos. Com tanto entusiasmo, ele não podia ser desconsiderado”, finaliza Dornelas.
- See more at: http://www.avozdavitoria.com/noticias/zona-da-mata-recebe-curso-de-formacao-audiovisual/#sthash.LccTdJZB.dpuf
o próximo sábado (2), para resolver a ansiedade de 25 alunos de audiovisual da Zona da Mata pernambucana, começa o primeiro curso do Núcleo de Produção Engenho Digital (NPED). Coordenado por Caio Dornelas, a seleção dos alunos – que inclui moradores dos municípios de Vicência, Paudalho, Carpina, Nazaré da Mata, Goiana, Condado, Buenos Aires e Timbaúba – aconteceu no final de 2012 durante a 2ª Mostra Canavial de Cinema. A ação irá reuni-los até maio no Engenho Poço Cumprido, em Vicência, para aprender a fazer cinema com Marcelo Pedroso, Camilo Soares e Alan Oliveira, entre outros.
Dividida em três momentos, o curso inicia com o que Dornelas chama de “Formação do Olhar”. “Administrado por Pedroso, o primeiro contato dos alunos será com filmes que eles irão receber, levar para casa para depois trazer reflexões sobre aspectos técnicos como o som, o roteiro, a fotografia. Num segundo momento, acontecem seis módulos, divididos em roteiro, ministrado por Alan Oliveira (do filme “Di Melo: O Imorrível”); direção, por Mykaela Plotkin; fotografia, por Camilo Soares; som, por Nicolau Amorim; produção de set, por Rose Lima; e edição por Paulo Sano, do coletivo Asterisco. Serão 21 encontros.
No terceiro momento, os alunos irão vivenciar a experiência de estar num set de filmagens. “Eles estão bastante ansiosos e imagino que algumas coisas bastante interessantes possam sair daí. Com isso, a gente quer desviar um pouco a atenção para a produção audiovisual da Região Metropolitana do Recife para o interior”, comenta o coordenador.
Mesmo confiante no resultado do curso, Dornelas reforça que o foco aqui está mais concentrado na formação que no resultado. “Para a produção dos filmes” explica, “definimos a linguagem do documentário como prioritária para as obras que vão derivar do curso. Todas estas cidades passam por momentos de transformações sociais, e a produção de documentários nesse momento surge como um importante exercício de registro histórico”, contextualiza.
Sobre os alunos, ele destaca que 50% estão na faixa etária entre 20 e 25 anos, 30% entre os 16 e 19 anos e o restante acima dos 25. “Há ainda um senhor com mais de 60 anos que foi aceito no grupo por sua carta de intenções que nos comoveu. Ele disse que sempre fez filmes em VHS e os lançava na sala de estar das casas de seus amigos e vizinhos. Com tanto entusiasmo, ele não podia ser desconsiderado”, finaliza Dornelas.
- See more at: http://www.avozdavitoria.com/noticias/zona-da-mata-recebe-curso-de-formacao-audiovisual/#sthash.LccTdJZB.dpuf
o próximo sábado (2), para resolver a ansiedade de 25 alunos de audiovisual da Zona da Mata pernambucana, começa o primeiro curso do Núcleo de Produção Engenho Digital (NPED). Coordenado por Caio Dornelas, a seleção dos alunos – que inclui moradores dos municípios de Vicência, Paudalho, Carpina, Nazaré da Mata, Goiana, Condado, Buenos Aires e Timbaúba – aconteceu no final de 2012 durante a 2ª Mostra Canavial de Cinema. A ação irá reuni-los até maio no Engenho Poço Cumprido, em Vicência, para aprender a fazer cinema com Marcelo Pedroso, Camilo Soares e Alan Oliveira, entre outros.
Dividida em três momentos, o curso inicia com o que Dornelas chama de “Formação do Olhar”. “Administrado por Pedroso, o primeiro contato dos alunos será com filmes que eles irão receber, levar para casa para depois trazer reflexões sobre aspectos técnicos como o som, o roteiro, a fotografia. Num segundo momento, acontecem seis módulos, divididos em roteiro, ministrado por Alan Oliveira (do filme “Di Melo: O Imorrível”); direção, por Mykaela Plotkin; fotografia, por Camilo Soares; som, por Nicolau Amorim; produção de set, por Rose Lima; e edição por Paulo Sano, do coletivo Asterisco. Serão 21 encontros.
No terceiro momento, os alunos irão vivenciar a experiência de estar num set de filmagens. “Eles estão bastante ansiosos e imagino que algumas coisas bastante interessantes possam sair daí. Com isso, a gente quer desviar um pouco a atenção para a produção audiovisual da Região Metropolitana do Recife para o interior”, comenta o coordenador.
Mesmo confiante no resultado do curso, Dornelas reforça que o foco aqui está mais concentrado na formação que no resultado. “Para a produção dos filmes” explica, “definimos a linguagem do documentário como prioritária para as obras que vão derivar do curso. Todas estas cidades passam por momentos de transformações sociais, e a produção de documentários nesse momento surge como um importante exercício de registro histórico”, contextualiza.
Sobre os alunos, ele destaca que 50% estão na faixa etária entre 20 e 25 anos, 30% entre os 16 e 19 anos e o restante acima dos 25. “Há ainda um senhor com mais de 60 anos que foi aceito no grupo por sua carta de intenções que nos comoveu. Ele disse que sempre fez filmes em VHS e os lançava na sala de estar das casas de seus amigos e vizinhos. Com tanto entusiasmo, ele não podia ser desconsiderado”, finaliza Dornelas.
- See more at: http://www.avozdavitoria.com/noticias/zona-da-mata-recebe-curso-de-formacao-audiovisual/#sthash.LccTdJZB.dpuf
o próximo sábado (2), para resolver a ansiedade de 25 alunos de audiovisual da Zona da Mata pernambucana, começa o primeiro curso do Núcleo de Produção Engenho Digital (NPED). Coordenado por Caio Dornelas, a seleção dos alunos – que inclui moradores dos municípios de Vicência, Paudalho, Carpina, Nazaré da Mata, Goiana, Condado, Buenos Aires e Timbaúba – aconteceu no final de 2012 durante a 2ª Mostra Canavial de Cinema. A ação irá reuni-los até maio no Engenho Poço Cumprido, em Vicência, para aprender a fazer cinema com Marcelo Pedroso, Camilo Soares e Alan Oliveira, entre outros.
Dividida em três momentos, o curso inicia com o que Dornelas chama de “Formação do Olhar”. “Administrado por Pedroso, o primeiro contato dos alunos será com filmes que eles irão receber, levar para casa para depois trazer reflexões sobre aspectos técnicos como o som, o roteiro, a fotografia. Num segundo momento, acontecem seis módulos, divididos em roteiro, ministrado por Alan Oliveira (do filme “Di Melo: O Imorrível”); direção, por Mykaela Plotkin; fotografia, por Camilo Soares; som, por Nicolau Amorim; produção de set, por Rose Lima; e edição por Paulo Sano, do coletivo Asterisco. Serão 21 encontros.
No terceiro momento, os alunos irão vivenciar a experiência de estar num set de filmagens. “Eles estão bastante ansiosos e imagino que algumas coisas bastante interessantes possam sair daí. Com isso, a gente quer desviar um pouco a atenção para a produção audiovisual da Região Metropolitana do Recife para o interior”, comenta o coordenador.
Mesmo confiante no resultado do curso, Dornelas reforça que o foco aqui está mais concentrado na formação que no resultado. “Para a produção dos filmes” explica, “definimos a linguagem do documentário como prioritária para as obras que vão derivar do curso. Todas estas cidades passam por momentos de transformações sociais, e a produção de documentários nesse momento surge como um importante exercício de registro histórico”, contextualiza.
Sobre os alunos, ele destaca que 50% estão na faixa etária entre 20 e 25 anos, 30% entre os 16 e 19 anos e o restante acima dos 25. “Há ainda um senhor com mais de 60 anos que foi aceito no grupo por sua carta de intenções que nos comoveu. Ele disse que sempre fez filmes em VHS e os lançava na sala de estar das casas de seus amigos e vizinhos. Com tanto entusiasmo, ele não podia ser desconsiderado”, finaliza Dornelas.
- See more at: http://www.avozdavitoria.com/noticias/zona-da-mata-recebe-curso-de-formacao-audiovisual/#sthash.LccTdJZB.dpuf

Pernambuco foi excluído do novo roteiro político de Lula

              

Vinte anos depois de percorrer 359 cidades de 26 estados do Brasil com as Caravanas da Cidadania, o ex-presidente Lula (PT) volta a colocar o pé na estrada, mas desta vez para participar de seminários em comemoração aos dez anos do governo do PT no país. O roteiro inclui dez cidades brasileiras. A primeira delas será em Fortaleza (CE) nesta quinta-feira. Mas na pré-agenda, Pernambuco, terra natal de Lula e por onde a caravana começou, não foi incluído. Durante a passagem pelos estados, Lula aproveitará para fazer as articulações com a base aliada visando reforçar o palanque da reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT).
O governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), foi convidado para o evento em Fortaleza. Ele e seu irmão Ciro Gomes estão em rota de colisão com o presidente nacional do PSB, o governador Eduardo Campos, potencial candidato à Presidência da República em 2014. Os petistas estão monitorando os passos de Eduardo, e a inclusão de Pernambuco no roteiro dos seminários ainda é uma incógnita. “Na pré-agenda não está incluído o Recife. Não se trata de retomar as caravanas, mas de promover viagens dentro do seminário de dez anos do PT”, explicou a assessoria do Instituto Lula.
O presidente estadual do PT em Pernambuco, Pedro Eugênio, informou que esteve recentemente em São Paulo com o presidente do PT nacional, Rui Falcão, e que soube da programação parcial de alguns estados. “Alguns serão contemplados. Acho que haverá um em Pernambuco. Estarei presente no de Fortaleza”, assegurou. De Brasília, o senador Humberto Costa (PT) informou que não estava acompanhando o processo de decisão das caravanas. O petista disse, no entanto, que era cedo para falar sobre a eleição presidencial e também se o PSB apoiará a reeleição de Dilma.

“A presidente tem interesse em manter a aliança com o PSB. Vamos trabalhar para a vitória dela e para todos os partidos da base ficarem conosco. Não sei se é isso que vai acontecer. Se Eduardo ficar com a gente, tudo bem. Senão, vamos discutir mais adiante como fica a disputa”, ponderou. Humberto acrescentou que participará, na sexta e no sábado, da reunião do diretório nacional que discutirá desde a eleição interna do PT, o PED (Processo de Eleições Diretas), até a eleição de 2014.
Saiba mais
Seminário 10 anos de governo do PT
Tema central
O decênio que mudou o Brasil

O roteiro inclui 10 cidades do Brasil que serão visitadas pelo ex-presidente Lula (PT). A primeira parada será em Fortaleza, no Ceará, no dia 28 deste mês. Em cada uma delas um tema será debatido. A pré-agenda não foi fechada. O roteiro, as datas e a programação estão a cargo do Instituto Lula, em São Paulo
Temas e locais já definidos:
Fortaleza (Ceará)
Políticas de bem-estar, direitos humanos e o desafio da inclusão social

Curitiba (Paraná)
Desenvolvimento Agrícola

São José dos Campos (São Paulo)
Ciência e Tecnologia

Belo Horizonte (Minas Gerais)
Educação e desafio da sociedade e do conhecimento

Manaus (Amazonas)
Padrão recente do desenvolvimento e sustentabilidade ambiental

Memória da Caravana da Cidadania
O roteiro inicial de visitas de Lula sem estar na condição de presidente da República começou por Pernambuco em 1993. O primeiro ato político aconteceu em sua terra natal, Garanhuns, Agreste do estado.

Do Diario de Pe

Listão do Vestibular 2013 da UFPE será divulgado na quarta-feira



A Comissão de Vestibular (Covest) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) divulga, às 15h desta quarta-feira (27), o resultado do Vestibular 2013. O listão estará disponível na sede da Covest, no Derby; e nos sites da comissão e da UFPE. Antes, às 14h, serão apresentados os três primeiros colocados na classificação geral e o primeiro lugar de cada grupo.
Da folha de PE

Anvisa determina proibição da fabricação e comercialização de álcool líquido comercial

              


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, por meio de resolução publicada nesta segunda-feira (25) no Diário Oficial da União, a suspensão da fabricação, distribuição e comércio em todo o território nacional de álcool líquido com graduação acima de 54º Gay Lussac. A medida de estende a todas as empresas fabricantes e as associadas à Associação Brasileira dos Produtores e Envasadores de Álcool (Abraspea). Além de proibir a comercialização, a Anvisa determina que as empresas recolham o produto remanescente no mercado.
Pertencem a Abraspea 14 empresas. Segundo dados da União da Agroindústria Canavieira de São Paulo (Unica), o Brasil produz 15 bilhões de litros de álcool por ano, sendo um 1% desse total destinado ao mercado de álcool engarrafado, aproximadamente 150 milhões de litros por ano, que equivalem a uma movimentação de cerca de R$ 215 milhões. A Abraspea estima que o mercado em gel, que deve substituir o produto líquido, não alcance 10% desse total, o que comprovaria que o novo produto não ganhou a preferência do consumidor.
Do NE10.

Radioamadores promovem encontro em Pernambuco



Nos dias 15 e 16 de março, a cidade de Gravatá, sedia o 2º Encontro Nacional de Radioamadores, realizado pela Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão de Pernambuco (LABRE- PE). O encontro acontece no auditório do Restaurante Famiglia Lucco.
A organização do evento espera mais de 800 participantes, entre comunicadores de Pernambuco, São Paulo, Brasília, Minas Gerias, Bahia, Sergipe, Alagoas, Maranhão, Piauí e Mato Grosso entre outros.
O intuito do encontro é manter viva a imagem do rádio amador brasileiro, a compra e venda de equipamentos rádio amadores novos e semi novos, e troca de conhecimentos técnicos com a evolução da internet. Os interessados em participar podem efetuar as inscrições no dia 15, a partir das 7 da manhã, e será cobrada uma taxa de R$25.
Da Voz da Vitória.

Em Lagoa do Carro, prefeito é convocado para esclarecer denúncias da oposição

             

Na última quarta-feira (20) a oposição do município de Lagoa do Carro, Mata Norte do Estado, colocou um requerimento, na Câmara de Vereadores do município, onde convoca a ex-prefeita, Judite Botafogo (PSDB), e o atual prefeito Jaílson do Armazém (PSB). O requerimento teve o apoio total dos vereadores da Casa Eurico Gonçalves Guerra, tendo recebido mais quatro subscrições dos vereadores presentes.
O requerimento solicita dos ex-gestores da cidade esclarecimentos sobre um possível rombo existente na prefeitura local. A prefeita alega que entregou a prefeitura em ordem para seu sucessor, já o atual prefeito diz que recebeu a gestão com um grande déficit financeiro.
O atual prefeito, Jaílson do Armazém, esteve no último sábado participando da reinstalação da Associação Comunitária do Bairro de Santo Antônio, em Carpina, na Mata Norte, onde na ocasião foi questionado sobre sua ida a casa, Jaílson disse que ainda não foi comunicado sobre este assunto, mas garantiu que irá. “Eu soube disso, mas ainda não fui comunicado pela câmara sobre o assunto; se for preciso eu irei. A gente tem que ser transparente, principalmente na gestão pública”, disse o prefeito.
Do Giro Mata Norte.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Arena do Palmeiras pode ter obras paralisadas e até demolidas

            Arena Palestra Itália (Foto: Divulgação)

Ministério Público questiona, além de impacto ambiental e no trânsito na região, a utilização de notas frias nos períodos entre 2002 e 2008
 
As obras da Arena Palestra Itália correm o risco de serem paralisadas. De acordo com publicação da 2ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo no Diário Oficial desta segunda-feira, uma perícia deverá ser feita no estádio para responder a 20 questionamentos feitos pelo Ministério Público. O órgão questiona se a obra se trata de uma reforma ou uma construção nova – o atual alvará que o clube possui, de 2002, é de reforma, e por isso não demoliu as arquibancadas da entrada da Rua Francisco Matarazzo.
O MP levanta também questões sobre impacto ambiental à região e no trânsito, além de uma suposta utilização de notas fiscais falsas de reformas no estádio no período entre 2002 e 2008. Se for comprovado que o clube não fez tais obras no local por um período superior a um ano, o alvará concedido perde validade.
A decisão do Juiz Marcelo Sérgio é de agosto do ano passado, porém só foi publicada no Diário Oficial nesta segunda. Agora, a comissão de perícia terá 45 dias para analisar documentos e dar seu parecer final. O Ministério Público cogita pedir a paralisação da reforma ou até mesmo a reconstrução do antigo Palestra Itália.

Apesar dos questionamentos feitos no período que antecedeu a assinatura do contrato entre Palmeiras e WTorre, José Carlos Brunoro, diretor executivo do Verdão, isentou o clube de responsabilidade.
– Esse assunto é com a WTorre. Quem tem de se manifestar é a empresa.
A WTorre afirmou que não se pronunciará sobre o caso. A construtora vai aguardar o prazo determinado pela Justiça e o parecer técnico da perícia para determinar o futuro da Arena Palestra. Até lá, as obras seguirão normalmente.
Do Globoesporte.com

domingo, 24 de fevereiro de 2013

A Prefeitura iniciará cadastramento de artistas e artesões nas feiras livres.

          PREFEITURA-MUNICIPAL-DE-CARPINA-2013

A secretaria de cultura, turismo e esportes do município do Carpina, informa que estará realizando o cadastramento e de artistas e artesões nas feiras livres da cidade.
As inscrições acontecerá nos dias 26 e 27 de Fevereiro, no horário das 08:00hs às 14:00hs, na sede da secretaria na praça São José, 95, Bairro de São José, Carpina. Mais informações podem ser obtidas através do telefone: 3621-1546

Do Programa Dizendo Tudo.

Aumenta 89% número de vistos para estrangeiros trabalharem em Pernambuco.


A quantidade de estrangeiros autorizados a trabalhar no Brasil só cresce nos últimos anos. Inclusive em Pernambuco. A maioria desses trabalhadores vem da Europa. Em 2011, o Ministério do Trabalho concedeu 472 vistos no estado. No ano passado, foram 894 – um aumento de 89%. O número de portugueses beneficiados subiu 81%. O de espanhóis, 53%. O de chineses, 24%.

Carlos Martinez é de Sevilha, na Espanha. Começou lá a faculdade de Administração e Ciências Contábeis. Chegou à Universidade Federal de Pernambuco por meio de um intercâmbio e se forma em abril. Ele quer ficar no Brasil, onde não há uma crise financeira como a que a Europa atravessa. “Muitas pessoas acham, como eu, que era melhor vir aqui no último ano de estudos e, através da universidade, depois estagiando, procurar um emprego aqui ou senão continuar os estudos”, conta o estudante espanhol Carlos Martinez.

A autorização para trabalhar no Brasil pode ser permanente. É o caso específico para estrangeiros que vão ser sócios de uma empresa aqui. O visto pode também ser temporário, com validade de dois anos, prorrogáveis por mais dois.

Em ambos os casos, a solicitação deve ser feita na Superintendência do Trabalho e Emprego (STE)  – não pelo estrangeiro, mas pela empresa interessada. A coordenadora da área no Recife informa que o candidato deve comprovar a escolaridade. A autorização só é concedida a pessoas que provem que são qualificadas profissionalmente. A análise não é feita aqui em Pernambuco. "A gente reúne os documentos e envia para Brasília, para a coordenação geral de imigração, que vai analisar toda a documentação e, se estiver tudo ok, defere o pedido de visto e envia para o país do estrangeiro", explica Lara Mello, agente administrativa da SRTE. Caso o visto seja concedido, o estrangeiro tem que voltar ao país de origem para pegar o visto e, só depois disso, retornar ao Brasil.

Do G1 - PE.

Obras de dragagem do Rio Capibaribe ainda não saíram do papel

             

Mais de um mês depois de assinada a ordem de serviço, as obras de dragagem do Rio Capibaribe, no Recife, não saíram do papel. A assinatura do governador Eduardo Campos aconteceu em uma cerimônia no Parque de Santana, em Casa Forte, Zona Norte do Recife, no dia 17 de janeiro. A dragagem faz parte do projeto que vai permitir o transporte coletivo de passageiros no Capibaribe.
A obra, orçada em R$ 101 milhões, prevê a criação de dois corredores de transporte pelo rio. No dia da solenidade, uma draga em ação dava a entender que os trabalhos começariam no mesmo dia, mas foi retirada do local pouco depois. Desde então, as obras estão paralisadas. "Começou, parou. A cidade do Recife é cercada de rios, é um recurso que a gente poderia expolorar", acredita a estudante Mirna Albuquerque, que passa todos os dias pelo parque.
A tranquilidade do Parque Santana, no bairro da Torre, é bem diferente do que foi visto na festa da solenidade. A dona de casa Alaíde Almeida está entre os que estranharam a paralisação. "Pergunto por que parou. Estava tão bonito, eu estava esperando para poder passear pelo rio", conta Alaíde.
O secretário das Cidades, Danilo Cabral, explica que a draga estava de maneira simbólica no dia da solenidade. "A draga foi colocada para que a gente mostrasse, para a cidade, o início da realização de um sonho, que foi tirado do papel. Esse sonho de fazer o nosso Rio Capibariba ser aproveitado não somente do ponto de vista ambiental, turístico, mas também do transporte público", afirma Cabral.


O prazo do contrato é de que a dragagem começasse em um prazo de 60 dias, segundo o secretário. "Pelo contrato, o prazo é de que até o dia 17 de março se inicie a dragagem", garante Cabral, lembrando ainda que a previsão é concluir todo o processo de dragagem até março de 2014. Nesse prazo, também deverão estar concluídas as obras das sete estações, que vão servir de base para o transporte fluvial no Capibaribe.
Recuperação
O projeto prevê a recuperação de 17 quilômetros do rio, que nasce em Poção, no Agreste do estado, e atravessa 42 municípios até encontrar o mar. As obras serão realizadas da BR-101 até o limite entre as cidades do Recife e Olinda. O trabalho de dragagem de toda essa extensão deve durar 18 meses, executado pelo Consórcio ETC & Brasília.

Segundo o governo estadual, para diminuir o impacto ambiental, o material será retirado do Rio Capibaribe em duas etapas. A primeira será a dragagem do material contaminado, que fica na camada inicial. Esses sedimentos serão depositados em um aterro sanitário, após passarem por uma triagem. Após esse processo, as máquinas vão retirar os materiais não contaminados, que serão levados para o bota-fora oceânico.
Projeto
A Região Metropolitana do Recife terá sete estações, que serão licitadas em fevereiro deste ano e as obras, executadas durante o processo de dragagem. As estruturas serão integradas com os demais sistemas de transportes. O programa todo foi orçado em R$ 289 milhões e vai criar um canal de navegação com 14 quilômetros para 12 embarcações. "Essa é a única obra do Brasil de corredor fluvial com transporte público de passageiros. É uma obra em parceria com as prefeituras do Recife e Olinda e governo federal, que vamos entregar em 2014 para mais de 350 mil passageiros terem uma outra opção de ir e vir para onde desejam", falou o governador Eduardo Campos.

De acordo com o governo estadual, o projeto vai permitir a ampliação do sistema integrado de transporte de passageiros na Região Metropolitana com a criação de dois corredores fluviais.
 Do G1 - PE.

Programa do Imposto de Renda será liberado nesta segunda-feira


 
A Receita Federal libera amanhã (25) às 8 horas o programa gerador do Imposto de Renda Pessoa Física 2013. Para fazer o download, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal na internet no endereço www.receita.fazenda.gov.br. Os contribuintes que entregarem a declaração no início do prazo, sem erros, e tiverem direito à restituição, terão a chance de receber o dinheiro nos primeiros lotes.

O mesmo ocorre com as pessoas com idade superior a 60 anos, que terão prioridade em receber a restituição, em observância ao Estatuto do Idoso. O prazo para entrega vai de 1º de março a 30 de abril. A declaração poderá ser entregue pela internet ou em disquete nas agências da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil.

Estão obrigados a declarar os contribuintes que receberam rendimentos tributáveis cuja soma foi superior a R$ 24.556,65 em 2012. O valor foi corrigido em 4,5% em relação ao ano anterior. A obrigação de declarar alcança também aqueles que receberam rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma foi superior a R$ 40 mil.

A apresentação da declaração é obrigatória ainda para quem obteve, em qualquer mês, ganho de capital na alienação de bens ou direitos sujeito à incidência do imposto, ou realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas, ou obteve receita bruta com atividade rural superior a R$ 122.783,25.

Quem tinha, até 31 de dezembro de 2012, posse de bens ou propriedade, inclusive terra nua, com valor superior a R$ 300 mil, também está obrigado a declarar. A Receita publicou um manual com perguntas e respostas para o contribuinte com dúvida sobre o preenchimento da declaração. O texto pode ser encontrado na página da Receita Federal.

O valor limite para a dedução com instrução será R$ 3.091,35. Por dependente, o contribuinte poderá abater R$ 1.974,72. No caso das deduções permitidas com a contribuição previdenciária dos empregados domésticos, o valor do abatimento pode chegar a R$ 985,96. Não há limites para os gastos com despesas médicas.

A expectativa da Receita Federal é receber 26 milhões de declarações. Em 2012, um total de 25.244.122 contribuintes enviou a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física.

Do Diário de Pernambuco.